Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Fórum Ateus do Brasil
 Emerson Zamprogno
 Lista Sci-Fi Brasília
 Chagdud Gonpa Padma Ling
 Spiral Dynamic
 Ontario Consultants on Religious Tolerance
 Textos selecionados
 Dantas.com
 Confissões de uma Pena
 pensa-ventos


 
Luis Dantas


Um board game para enxadristas?

Sábado passado joguei "After the Flood" pela segunda vez. A primeira vez foi há talvez quatro anos atrás. Trata-se de um jogo de Martin Wallace para exatamente três jogadores. Como outros jogos de Wallace, é um eurogame matematicamente rigoroso e tematicamente bem cuidado. Neste caso, o tema de fundo é a civilização antiga da Suméria e a marcha de vários exércitos históricos em busca de supremacia.

A partida inteira dura apenas cinco rodadas e inclui duas fases de decadência, que ajudam a evitar o crescimento desenfreado que caracteriza tantos outros jogos. Há uma nítida elegância minimalista. E em dado momento, me ocorreu que este é um jogo tão inclemente quanto o xadrez; o único elemento de sorte em toda a partida é a escolha da ordem inicial de jogo. De resto, não há absolutamente nada em disputa ou em incerteza a não ser as escolhas completamente informadas dos jogadores e seus efeitos nos planos uns dos outros.

Seria "After the Flood" um jogo particularmente adequado para a análise racional e controlada de um bom enxadrista? Isso eu não sei, mas estou inclinado a acreditar que sim.



Escrito por Luis Dantas às 08h30
[] [envie esta mensagem] [] [Print it in Moleskine MSK format]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]